Uma pergunta muito frequente no forex surge quando pretendemos conhecer quais os indicadores económicos que realmente interessam e fazem mover o mercado. Há traders que pensam que todas as notícias são relevantes e isto não poderia estar mais longe da verdade!

Existem indicadores fundamentais que têm maior peso relativo em comparação com outros e neste texto vamos fazer esta contextualização.

Indicadores Estruturais

Para acompanharmos diariamente o mercado forex do ponto de vista fundamental, é necessário entender qual o sentimento deste mesmo mercado.

Estará ele afetado por questões de sentimento temporário, ou seja, por situações em que a influência de movimentação de capitais de curto prazo afeta a agitação de pares de moedas? Ou estará ele afetado por questões mais estruturais como a teoria de taxas de juro? É fundamental ganhar sensibilidade relativamente a estes assuntos macro para o trader conseguir acompanhar diariamente o mercado forex.

Mas para verdadeiramente acompanhar estruturalmente as volatilidades, torna-se importante conhecer qual a orientação das políticas monetárias de diferentes países. Isto requer acompanhar as decisões dos principais representantes das políticas de bancos centrais bem como de responsáveis políticos relevantes.

Para além destas declarações estruturais, convém igualmente olhar para a micro-estrutura da economia. E isto inclui acompanhar indicadores de consumo, de investimento, de crescimento de emprego e de inflação.

Fazemos uma abordagem mais clara sobre este tema no nosso artigo Análise Fundamental: Duas Estruturas de Negociação.

Indicadores Fundamentais / Fundamentalistas em Números

Aqui ficam, numericamente, as volatilidades esperadas quando estes comunicados ou indicadores são divulgados. São volatilidades médias que foram estudadas ao longo da história.

O que também deve ser realçado é que estas volatilidades têm uma maior probabilidade de causar uma divergência entre a expectativa e o número real.

Estados Unidos da América

• Core CPI m/m 50 pips
  • Core Retail Sales m/m 50 pips
  • Non-Farm Payroll (NFP) 70 pips
  • ADP NFP Changes 40 pips
  • ISM Manufacturing PMI 50 pips
  • ISM Non-Manufacturing PMI 50 pips
  • New Home Sales 50 pips
  • Existing Home Sales 50 pips
  • GDP q/q 70 pips

Zona Euro

Uma breve nota a reter em relação à zona Euro é de que os indicadores económicos da Alemanha são tidos como os principais a ter em conta.

• ECB Interest Rate Decision 70 pips
  • Retail Sales 50 pips